segunda-feira, 16 de junho de 2014

Hospital São Sebastião, patrimônio dos caruaruenses.

Uma das coisas que os cidadãos caruaruenses sempre almejaram era um hospital, desde a primeira epidemia de cólera ocorrida na cidade (em 1856) houve a necessidade de um centro médico, a cidade crescia rapidamente e os governantes da época negavam um hospital a população alegando que “hospital é foco de doença”.

Durante a epidemia o povo se viu abandonado, pois nem cemitério havia na cidade.
então, naquela negra hora da história de Caruaru, o pacato e ordeiro povo caruaruense compreendia ter governo apenas exigir-lhe o pagamento de impostos e taxas diversas, nunca para auxiliá-lo efetivamente no momento de mais precisão; e começava ele próprio, zé-povinho, bravamente; a edificar; com as próprias mãos (...) o primeiro cemitério público de Caruaru (...), como surgiria, 80 anos depois, também por iniciativa única e exclusiva do extraordinário povo caruaruense (...), o Hospital São Sebastião, gigantesca obra que honra e orgulha o nunca bastante louvado povo de Caruaru.(Barbalho,1980,p.152)
Então, o primeiro hospital caruaruense, o São Sebastião, foi edificado por iniciativa do povo caruaruense com a colaboração da maçonaria, edificado no estilo Art decó, no coração da cidade, foi uma das maiores conquistas do povo caruaruense.  
Hospital após sua inauguração em 1939 (fonte: blog caruaru... ontem e hoje.)

A partir desse momento o hospital funcionou, dando uma melhor qualidade de vida ao povo, até que em 2004, após as fortes chuvas ocorridas naquele ano, o hospital teve infiltrações em sua estrutura sendo fechado para reforma, e ainda não inaugurado.

Hospital antes da reforma (fonte: blog caruaru agora.)

A reforma teve como objetivo a restauração e ampliação do hospital, acrescentando mais 20 leitos aos 60 já existentes, e a fachada teve suas características preservadas. O hospital funcionará como um ponto de apoio para o hospital regional.


Hospital depois da reforma. (Fonte: acervo da pesquisa)

Referencias bibliográficas
Barbalho, Nelson. Caruaru de vila a cidade, Recife, 1980, p.152.
CARUARU AGORA. Em <http://caruaru2014.blogspot.com.br/2014/03/hospital-sao-sebastiao-com-inauguracao.html>, acessado em 15 junho 2014.
CARUARU... ONTEM E HOJE. Em <http://caruarucultural.blogspot.com.br/2012/09/saude.html>, acessado em 15 junho 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário