Para não dizerem que só criticamos.....Buscamos uma solução para os donos de imóveis de valor histórico em áreas centrais e de uma atuação de planejamento urbano da cidade por parte da Prefeitura. Sendo assim, vou apresentar a vocês o Reviva Centro (2010) - projeto desenvolvido na cidade de Campo Grande (MS).
O objetivo do projeto é "reduzir a poluição visual da área central, valorizando as construções e espaços públicos, oferecendo uma imagem harmoniosa do centro da cidade de Campo Grande." (Projeto Reviva Centro)...Não será isso que todos nós queremos nas nossas cidades???
Para elucidar os comerciantes foi lançada uma cartilha que explica todas as regras, vou mostrar umas para vocês:
1. Sobre as regras de anúncio indicativo - as grandes placas de anúncio anteriormente utilizadas agora serão regulamentadas. Se a testada da loja tiver até 10,0m a publicidade pode ter 1,5m de comprimento. ui!!Se tiver entre 10,0 e 100 m pode inserir uma até 4,0m.
Fonte: Cartilha Reviva Centro (2010)
2.Não é permitido o anúncio em ruas e imóveis públicos ou privados...legal, não!!
3.Na edificação que fique no alinhamento do lote (como a maioria das lojas em Caruaru!!), o anúncio pode avançar apenas 15 cm sobre a calçada. (isso também é mto bom!!)
Fonte: Cartilha Reviva Centro (2010)
Como o projeto foi em 2010, já podemos mostrar a vocês alguns resultados maravilhosos e surpreendes, pq você não esperaria encontrar tanta coisa linda atrás de placas. Segue o antes e o depois para notarmos a grande diferença de uma ação tão importante, valorizar nossos edifícios históricos. Primeiro, a diferença entre o mercado antes e depois é gritante..ficou muito bonito.
Fonte: Site PLANURB
Esse e o seguinte são as maiores surpresas de como uma revitalização pode modificar uma cidade e um edifício.
Fonte: Site PLANURB
Com esse exemplo mostro que temos vários caminhos para preservar nosso patrimônio e mesmo assim valorizar nosso comércio local, óbvio que a cidade mais cuidada mais pessoas querem visita-la e consequentemente comprar. Se vocês ficaram interessados em saber mais do projeto e da cartilha é só entrar nesse site: http://www.capital.ms.gov.br/centro
Gente, o centro tem solução..divulguem e debatam essa ideia!! #ocentrotemsolução!!!
Até mais!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário