quarta-feira, 13 de novembro de 2013

UMA SOLUÇÃO...

Olá pessoal,

Para não dizerem que só criticamos.....Buscamos uma solução para os donos de imóveis de valor histórico em áreas centrais e de uma atuação de planejamento urbano da cidade por parte da Prefeitura. Sendo assim, vou apresentar a vocês o Reviva Centro (2010) - projeto desenvolvido na cidade de Campo Grande (MS).

O objetivo do projeto é "reduzir a poluição visual da área central, valorizando as construções e espaços públicos, oferecendo uma imagem harmoniosa do centro da cidade de Campo Grande." (Projeto Reviva Centro)...Não será isso que todos nós queremos nas nossas cidades???

Para elucidar os comerciantes foi lançada uma cartilha que explica todas as regras, vou mostrar umas para vocês:

1. Sobre as regras de anúncio indicativo - as grandes placas de anúncio anteriormente utilizadas agora serão regulamentadas. Se a testada da loja tiver até 10,0m a publicidade pode ter 1,5m de comprimento. ui!!Se tiver entre 10,0 e 100 m pode inserir uma até 4,0m.

 
Fonte: Cartilha Reviva Centro (2010)
 
2.Não é permitido o anúncio em ruas e imóveis públicos ou privados...legal, não!!
 
3.Na edificação que fique no alinhamento do lote (como a maioria das lojas em Caruaru!!), o anúncio pode avançar apenas 15 cm sobre a calçada. (isso também é mto bom!!)
 
 

Fonte: Cartilha Reviva Centro (2010)
 
 
Como o projeto foi em 2010, já podemos mostrar a vocês alguns resultados maravilhosos e surpreendes, pq você não esperaria encontrar tanta coisa linda atrás de placas. Segue o antes e o depois para notarmos a grande diferença de uma ação tão importante, valorizar nossos edifícios históricos. Primeiro, a diferença entre o mercado antes e depois é gritante..ficou muito bonito.
 
Fonte: Site PLANURB
 
Esse e o seguinte são as maiores surpresas de como uma revitalização pode modificar uma cidade e um edifício.
 
 
 
Fonte: Site PLANURB
 
 
Com esse exemplo mostro que temos vários caminhos para preservar nosso patrimônio e mesmo assim valorizar nosso comércio local, óbvio que a cidade mais cuidada mais pessoas querem visita-la e consequentemente comprar. Se vocês ficaram interessados em saber mais do projeto e da cartilha é só entrar nesse site: http://www.capital.ms.gov.br/centro
 
 
Gente, o centro tem solução..divulguem e debatam essa ideia!! #ocentrotemsolução!!!
 
Até mais!!
 
 
 
 


O PROBLEMA...

Olá pessoal,

Quando iniciamos nossas visitas de campo percebemos que ainda tem muitos exemplares de valor histórico na nossa cidade, no entanto eles estão escondidos através de placas e revestimentos e outros mal tratados, mas que ainda resistem.

Podemos ver que exemplares como na R. dos Expedicionários possuem ainda a fachada com elementos decorativos da platibanda que traz na arquitetura vernacular traços do art decó.


Fonte: Acervo da Pesquisa
 
Na R. Duque de Caxias temos uma platibanda muito interessante que traz as formas aerodinâmicas do art decó, mas que infelizmente é impedido de ser visto na sua plenitude pela poluição visual.
 
 
 Fonte: Acervo da Pesquisa.

No entanto, temos exemplares como esse outro da R. Duque de Caxias que o primeiro pavimento foi preservado e passou até por pintura mostrando todos suas características, enquanto o térreo foi inteiramente modificado pelo uso comercial.

 
 

Fonte: Acervo da Pesquisa

Graças ao bom Deus, também temos exemplares bem conservados, como os utilizados pelo município como o antigo Mercado de Farinha (na foto),  a Câmara de Vereadores (que pelo menos externamente está bem conservada), a Associação Caruaruense de Letras (que passou recentemente por reforma), entre outros.
Fonte: Acervo da Pesquisa

 
No entanto, também nos deparamos com a estratégia utilizada por muitos donos de imóveis para destruir muitos exemplares, deixa a fachada e derruba tudo no interior, assim quando alguém se deu conta tudo já estava destruído e com danos irreversíveis a história da cidade.

Fonte: Acervo da pesquisa
 
 
Esse post mostra somente um pouco do que vimos  nas nossas visitas, é uma pena que nossa sociedade ainda não perceba a falta que esses exemplares perdidos farão a nossa história. Muitos acham Olinda, Ouro Preto e Salvador tão lindas pelo seu casario e não percebem que na sua cidade também tem desses exemplares e que não os valoriza. Mas, para que aqueles que acham que já está desse jeito e não tem como mudar...nada de conformismo, mostraremos no próximo post uma Revitalização de Centro Urbano que mudou a cara de uma cidade e reviveu um patrimônio escondido por propagandas.

Até mais!!


Conhecendo a pesquisa....

Olá pessoal,

A pesquisa Conhecer para preservar: Inventário do patrimônio Histórico e Artístico de Caruaru surgiu de uma demanda da sociedade que por meio de Dr. Leite (representante da Academia Caruaruense de Letras) veio até a FAVIP/DeVry solicitar alguma ação da faculdade a fim de proteger o patrimônio ainda restante da cidade.
A partir disso, o curso de Arquitetura e Urbanismo iniciou uma iniciação científica que tem por objetivo desenvolver um inventário dos edifícios de valor histórico e arquitetônico dos séculos XIX e XX, presentes no Bairro Centro, da cidade de Caruaru a fim de conhecer o patrimônio local e subsidiar a criação de uma Legislação de Patrimônio Histórico e Artístico do município.

A pesquisa está finalizando seu primeiro ano. No primeiro semestre realizamos a revisão bibliográfica unificando o conhecimento de todos os alunos da pesquisa, assim foram estudados textos sobre as Cartas Patrimoniais, História de Caruaru e o estudo dos estilos Ecletismo e Art Decó, sendo esses muito presentes no nosso recorte espacial. Fruto desse primeiro semestre foi um artigo publicado nos Anais do 3° Seminário Ibero-Americano de Arquitetura e Documentação que foi realizado em Belo Horizonte entre 12 a 15 de novembro desse ano.

No segundo semestre, iniciamos as visitas de campo fotografando e identificando os exemplares a serem estudados. Além de iniciar o levantamento dos edifícios.

A partir de agora, vocês já sabem um pouco de nossa pesquisa e contaremos mais do que estamos desenvolvendo em outros posts.


Até Mais!